ESTRATÉGIAS DOS MESTRES – Gustavo Freitas – 09 dicas para escrever artigos com foco em SEO

Na hora de escrever seus artigos é preciso ter atenção máxima na formatação do SEO (Search Engine Optimization), pois isto pode determinar a relevância dos seus conteúdos nos mecanismos de buscas.

Claro que não depende exclusivamente de nossas técnicas aplicadas em um único artigo, há ainda outros princípios que os buscadores do Google entre outros levam em conta para colocar seu conteúdo no topo das pesquisas, mas a sua parte não pode deixar de ser feita, é sua responsabilidade “facilitar” as coisas e com técnicas corretas de SEO aplicadas em seus artigos as coisas ficarão mais fáceis para você, afinal o SEO não morreu.

Neste artigo, o Gustavo Freitas nos deixa 09 dicas para escrever artigos com foco em SEO que irá fazer a diferença na produção de seus conteúdos, que não importa o quanto tempo demore para ser produzido, tem que ser relevante e otimizado para os buscadores, não podemos fugir disto.

– Todos os créditos deste artigo pertence a Gustavo Freitas.

– Este artigo é uma parte do Curso “Como Criar Blogs de Nicho” do Gustavo Freitas.

ESTRATÉGIAS DOS MESTRES – 09 DICAS PARA ESCREVER ARTIGOS COM FOCO EM SEO

09 dicas para escrever artigos com foco em SEO

Dica 1 – Palavras-chave

As palavras-chave em um texto são um ponto importante e que só podem ser definidas pelo autor do artigo. Então quando for escrever sobre um assunto saiba exatamente quais são as palavras-chave que você precisa colocar no texto para ser melhor indexado pelos mecanismos de busca, mas sem perder a lógica humana, pois não se esqueça, por mais que procuremos escrever para ser bem indexado nos mecanismos de busca, nosso objetivo é levar informação a pessoas e não a máquinas.

Por exemplo, aqui estou abordando dicas para SEO, então já sei que a palavra-chave SEO deve aparecer no texto, mas outras palavras chave relacionadas podem também ser utilizadas para tentar melhorar a indexação nos mecanismos de pesquisa. Para essa tarefa de encontrar outras palavras-chave relacionadas à ferramenta de palavras-chave do Google Adwords pode ser muito útil. Lembre-se também do Ubersuggest.

Dica 2 – Dê atenção as primeiras palavras de seu artigo

Quando os mecanismos de pesquisa indexam seu artigo, se você não preparou um resumo para aparecer automaticamente (como faz o plugin de SEO ), o que irá aparecer é o seu título e os primeiros 160 a 200  caracteres do texto. Então é muito bom se preocupar com esse início, colocando ali as principais palavras-chave de seu artigo, mas novamente lembro, estamos escrevendo para humanos e não para máquinas, então escreva de maneira natural.

Dica 3 – Negrite suas palavras-chave no artigo

Quando terminar de escrever seu artigo, negrite as suas palavras chave, deixando bem claro para os mecanismos de busca que aquelas palavras-chave são importantes para o contexto do artigo. Novamente lembro que não escrevemos para máquinas e sim para humanos, então tome cuidado para seu texto não ficar todo em negrito. Não abuse dessa técnica.

Dica 4 – Sempre que possível utilize imagens em seus artigos

Além das imagens ajudarem a quebrar o rigor do texto, dando descanso para o leitor e acrescentando o sentido do artigo, elas também podem ajudar a aumentar as visitas de seu blog. Para isso é necessário ficar atento a alguns detalhes:

  • Tag Alt – Nessa tag colocamos um texto que descreva o que é a imagem. Se a imagem, por algum motivo, não abrir, esse texto irá aparecer no lugar dela. Os mecanismos de pesquisa utilizam essa tag para encontrar o conteúdo que o usuário está procurando. Coloque um texto relacionado a seu conteúdo e suas chances de aumentar as visitas do blog aumentarão.
  • Tag Title – Nessa tag colocamos o texto que aparece quando passamos o mouse sobre a imagem. Geralmente eu coloco o mesmo texto que coloquei na tag Alt.
  • Nome da imagem – Procure nomear a imagem com um nome bem parecido com o que ela representa dentro do artigo. Por exemplo, se estou colocando uma imagem nesse artigo e ela representa uma técnica de SEO, posso nomeá-la como tecnicas-de-seo-para-aumentar-as-visitas-do-blog.jpg.
  • Tamanho da imagem – Dê preferência a imagens mais leves, além de abrir o artigo mais rapidamente, elas também serão melhor indexadas. Outro detalhe é tomar cuidado para não infringir direitos autorais inserindo imagens sem permissão em seu blog. Os mecanismos de pesquisa podem lhe punir por isso e todo o trabalho terá sido em vão, além de correr o risco de ter que pagar direitos autorais ao proprietário da imagem.

Dica 5 – Descubra como estão procurando por esse assunto

09 dicas para escrever artigos com foco em SEO

Uma boa maneira de ter um artigo bem visitado é saber como ele está sendo procurado nos mecanismos de pesquisa. Para isso você pode fazer duas pesquisas simples. A primeira é utilizando o Google, comece a digitar o assunto e confira as sugestões para o tema.

Você também pode digitar apenas a palavra-chave principal e analisar os resultados. Acrescento ainda a essa dica o Ubersuggest.

Outra maneira é utilizando a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords. Digite a palavra-chave principal e vá trabalhando os resultados e melhorando sua busca até encontrar o termo exato que deve trabalhar em seu texto.

Dica 6 – Utilize tags h2, h3

Quando estiver escrevendo seus artigos preste atenção as tags de cabeçalho (h1, h2, h3) e procure utilizá-las. Elas irão dividir seu texto em seções, tornando a leitura mais fácil e também irá dizer aos mecanismos de pesquisa exatamente onde uma seção terminou e outra está começando.

Nesse texto, por exemplo, o título utiliza a tag h1 que não deve aparecer mais em nenhum outro momento. Cada dica está entre uma tag h2 e se houvesse necessidade de separar algum texto dentro das dicas, utilizaria uma tag h3 e assim por diante.

Dica 7 – Link outros artigos de seu blog

Se você possui outros artigos em seu blog relacionados ao artigo que está escrevendo, aproveite para deixar seu leitor conhecer também esses artigos. Os mecanismos de pesquisa também seguem esses conteúdos e dessa maneira você pode melhorar a indexação de outros artigos e consequentemente aumentar as visitas em seu blog.

Dica 8 – Pense bem no título do artigo

Um bom artigo começa pelo titulo, que em alguns casos pode ser responsável por 50% do sucesso do seu texto. Mas nem por isso você precisa, obrigatoriamente, iniciar seu artigo pelo título. Escreva seu artigo e defina um título provisório, mas só escreva o título definitivo depois que o artigo estiver pronto. Dessa maneira você poderá utilizar as palavras-chave mais relevantes do artigo também no título do artigo, quando possível.

Dica 9 – Reescreva seus artigos antigos

Agora que você já conhece essas dicas para melhorar o SEO de seu blog e artigos, talvez seja o momento de visitar seus artigos e, em alguns casos, reescrevê-los para melhorar o SEO, já que algumas dessas técnicas simples de SEO podiam não ser de seu conhecimento naquele momento. Como você pode perceber nessa dica nem sempre será necessária a utilização de técnicas fantásticas para melhorar o seo de seu blog, muitas vezes pequenas atitudes já fazem a diferença.

Com essas 9 dicas simples você já será capaz de criar artigos otimizados para os mecanismos de pesquisa, então agora é praticar.

– Este artigo é uma parte do Curso “Como Criar Blogs de Nicho” do Gustavo Freitas.

Conheça mais sobre Gustavo Freitas AQUI

Estratégias dos Mestres

Seja assinante deste Blog e receba conteúdos exclusivos e atualizações em seu email.

(VÍDEO AULAS, E-BOOKS, ARTIGOS E MUITO MAIS...)

Alexandre Constantino

Alexandre Constantino, Consultor de Marketing.

Website: http://alexandreconstantino.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *